CADIR UnB: em defesa da expansão democrática da Universidade pública!

Abaixo, nota oficial do Centro Acadêmico de Direito da UnB em defesa da expansão democrática da Universidade de Brasília. A atuação independente e vigorosa do CADIR nesta causa espelha-se em sua tradição de ativismo público cotidiano pela construção de uma Faculdade de Direito de qualidade e socialmente referenciada. Importante constatar também que a mobilização é fruto do engajamento de inúmeros alunos, e não só daqueles que compõem a Gestão Diretora do CADIR (o CADIR somos todos nós, estudantes da FDUnB). Também isso reflete processo de incremento da abertura participativa do CADIR, cada vez mais intenso desde 2006, e que se faz sentir no dia-a-dia dos trabalhos do CA – cada tema que é deliberado no Conselho da Faculdade de Direito, por exemplo, é ativamente encaminhado pelo CADIR para debate prévio entre todos os alunos (em reuniões e grupo de e-mails). E o debate de fato acontece, enriquecendo e legitimando as posições e ações institucionais tomadas.

Eis a nota, redigida pela @gabirondon:

“Nota do Centro Acadêmico de Direito da Universidade de Brasília

O Centro Acadêmico de Direito da Universidade de Brasília gostaria de enfatizar, em primeiro lugar, que se posiciona favoravelmente à expansão da Universidade pública. A gestão diretora, como entidade representativa de todos os estudantes da FD-UnB, reconhece que a Academia, assim como todos os que dela fazem parte, tem o compromisso de concentrar esforços na efetivação de sua função social. Conseqüentemente, nada mais justo que promover a ampliação do acesso ao ensino público à sociedade em geral.

No entanto, é importante ressaltar que o acesso à Universidade não se restringe ao simples ingresso ao ambiente universitário. É imprescindível que se pense na qualidade da aprendizagem que será proporcionada, não só no âmbito do ensino, como também da pesquisa e da extensão. Isso está diretamente relacionado à possibilidade material de a Universidade promover o curso com excelência acadêmica e atendendo às exigências curriculares e de formação profissional. Uma duplicação brusca do número de vagas para a graduação em Direito, que passa ao largo de análises de risco mais minuciosas, não pode ser aceita sem questionamento. Deve-se exigir que, ao menos, as discussões sobre o tema sejam aprofundadas, para que não se desorganize a instituição na tentativa atropelada de aprimorá-la.

O CADir também advoga que essa não deve ser – e não é – uma bandeira exclusiva do curso de Direito, visto que a expansão universitária é um assunto que afeta a toda a comunidade acadêmica. É urgente a necessidade de mais debate e transparência nos mais diversos espaços de deliberação, para que decisões de tamanha magnitude, como essa, não sejam tomadas às pressas, carecendo de planejamento criterioso, embasamento pedagógico, plano de destinação de verbas e prazos concretos para a implementação de nova infra-estrutura.

Portanto, pleiteamos a reavaliação e suspensão da expansão de vagas para o 1º vestibular de 2010, pois acreditamos que não houve tempo suficiente para criar as condições necessárias para uma transformação de tamanha envergadura. Apenas em um ambiente de efetiva gestão compartilhada tal projeto será satisfatoriamente debatido por todos os segmentos que dele participarão e, então, poderá ser tomada a decisão mais adequada. Com tal intento, o CADir tem agido em várias frentes, tanto pelas vias judicial e administrativa, quanto por atuação política – reuniões com a direção da Faculdade e o Decanato de Ensino e Graduação, além de contato com a pós-graduação – e mobilização do movimento estudantil da UnB.

Clamamos a todos que se juntem a nós nessa luta!”

Para acompanhar o andamento da luta do CADIR (que inclui recurso ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB e ação judicial): http://www.cadir-unb.org/

Veja também discurso proferido pelo Gustavo Capela em debate que o CADIR promoveu (com participação do Reitor, prof. José Geraldo, da FD) sobre os desafios da gestão compartilhada.

3 Respostas to “CADIR UnB: em defesa da expansão democrática da Universidade pública!”

  1. Para uma Expansão Universitária socialmente referenciada « Liberdade Política Says:

    […] Liberdade Política Angústias e inquietações no espaço público « CADIR UnB: em defesa da expansão democrática da Universidade pública! […]

  2. Paulo Rená da Silva Santarém (prenass) 's status on Wednesday, 23-Sep-09 21:40:20 UTC - Identi.ca Says:

    […] […]

  3. Para uma Expansão Universitária socialmente referenciada « Brasil e Desenvolvimento Says:

    […] estudantes de Direito da UnB estão em movimento para resistir a uma expansão que se tenta impor à Faculdade de Direito de forma não […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: