Liberdade política para quê?

Para que, afinal, mais um blog na internet?

A comunicação é uma necessidade humana. Isso já justificaria, não?

O que me leva a criar este blog é justamente isto: a necessidade de me comunicar publicamente. Debater e agir no espaço público são necessidades vitais para mim: a necessidade da liberdade política. Necessidade da liberdade: um dos paradoxos que procurarei explorar aqui.

Que o nome não engane: este não será um blog apenas sobre política. Procurarei reunir neste espaço todas as minhas intervenções públicas no mundo digital. Os posts quase sempre serão sobre cidadania, democracia, educação, política, universidade, direitos humanos, políticas públicas,  constitucionalismo, direito, filosofia, ciência, arte…

Nenhum assunto, no entanto, fica excluído de antemão: a liberdade política, afinal, não pode existir senão como possibilidade constante de criação, de fundação e aparição pública do novo.

——

Quem sou eu: sendo este um blog pessoal, cabe apresentar-me. Defini-me assim no blog Brasil e Desenvolvimento:

jtfJoão Telésforo Nóbrega de Medeiros Filho, 21, natural de Natal-RN, é estudante de Direito na Universidade de Brasília. Sua trajetória é guiada por duas paixões irrefreáveis: a reflexão sobre a sociedade e a vontade de transformá-la. Participou da fundação da ONG Universitários Vão à Escola (UVE) e atuou na sua coordenação pedagógica. Aí descobriu o valor de jogar-se na ação coletiva e a possibilidade de transformar a realidade e as instituições por meio da experiência compartilhada de mudança de sua base de ideias e atitudes. A partir de então, não parou mais. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial em Relações Internacionais da UnB (PET-REL/UnB), coordenou o projeto de refundação da Revista dos Estudantes de Direito da UnB, cuja Comissão Editorial compõe até hoje, e participou do Centro Acadêmico de Direito da UnB (CADIR) como Diretor e Primeiro-Secretário. Atualmente, é militante do Grupo Brasil e Desenvolvimento, Coordenador de Formação Política e Movimentos Sociais do Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães da UnB e pesquisador do Grupo Direito e Comunicação, do Grupo de Pesquisa Sociedade, Tempo e Direito, do Grupo de Estudos em Direito das Telecomunicações da UnB e do Grupo de Estudos Direito e Linguagem. Neste semestre, passa temporada em Lyon (França), como enviado especial do B&D, em busca do objetivo estratégico de aprofundar as relações internacionais do grupo.

Twitter: http://twitter.com/JoaoTelesforo

– E agora acrescento: Blog: https://liberdadepolitica.wordpress.com :)

Tags: , , , , , , , , , ,

3 Respostas to “Liberdade política para quê?”

  1. Artur Carrijo Says:

    Você tinha que ver o debate sobre o projeto pedagógico da Faculdade.

    Márcio Iório defendeu que a discussão deveria passar pela pesquisa, necessariamente, em virtude da importância dela para uma universidade, local onde se exercita a liberdade política.

  2. Artur Carrijo Says:

    Foi incompleto.

    Enfim, foi muito bom! Mas a discussão vai ser bem difícil, afinal, é uma discussão importantíssima e complicada!

    Boa sorte no novo blog, telé, e sucesso aí na França =p

  3. João Telésforo Medeiros Filho Says:

    Valeu, Artur! Você identificou muito bem uma das grandes influências e razões de ser do título do blog! Tudo a ver com Márcio Iório, Hannah Arendt e cia… hehehe

    A boa notícia é que já ouvi na íntegra a gravação do debate sobre o projeto pedagógico da FD! :) Em breve comentarei por aqui. Abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: